Conheça agora 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

Conheça agora 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

Conhece a importância da iluminação para o quarto de bebê e crianças?
10 de novembro de 2017
Projetos de iluminação: 5 dicas valiosas de uma iluminação perfeita
29 de novembro de 2017
Show all

Conheça agora 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

As vantagens da substituição das lâmpadas tradicionais pelas de LED estão se difundindo cada vez mais. No entanto, ainda existem grandes mitos e verdades sobre ela, o que gera dúvidas e coloca a prova toda a sua eficiência. Portanto na hora de adquirir uma lâmpada de LED é necessário cuidado para saber realmente quais são as verdadeiras vantagens e quais são as desvantagens.  Conheça agora os 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED!

mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

1 – As lâmpadas de LED precisam de adaptadores?

Entre os mitos e verdades sobre a lâmpada de LED mais questionadores é a respeito dos adaptadores. As lâmpadas de modelo antigo precisam de adaptador. No entanto os modelos mais novos já são fabricados com o padrão brasileiro de soquete de rosca, o chamado E27. Ele é o mais utilizado nas residências, pois é o típico soquete das antigas lâmpadas incandescentes. Sendo assim, ao comprar suas lâmpadas você não precisará comprar adaptador, portanto esse é um MITO!

2 – Lâmpadas de LED não queimam?

MITO! Desde que as lâmpadas de LED sejam utilizadas em condições normais e adequadas. Elas só queimam se houver um aumento de temperatura ou uma sobretensão. Em condições normais a intensidade luminosa da lâmpada de LED vai caindo com o tempo, podendo até chegar a não emitir mais luz. O tempo de vida útil dela fica em torno de 20 a 50 mil horas, porém, você só irá perceber que a luz está diminuindo após cerca de 40 mil horas de uso (se utilizada 8h por dia, isso acontecerá depois de 15 anos).

Se você usá-la por 8 horas diariamente, sua útil fica em torno de 17 anos! Mas ela pode durar até 45 anos, quando usada por volta de 3 horas por dia. De qualquer forma, ela irá durar muito mais tempo que as lâmpadas convencionais, não é mesmo?

3 – As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as outras?

Esse é um dos mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED que os consumidores mais questionam, afinal, as lâmpadas de LED são realmente mais eficiente do que lâmpadas incandescentes e fluorescentes?

VERDADE! Podemos comparar a eficiência da lâmpada de LED comparando-as a quantidade de conversão de energia elétrica que ocorre. Enquanto a de LED possui mais de 95% as convencionais é de apenas 5%, sendo o restante da energia dissipada nas perdas de calores.

As lâmpadas possuem lúmens, que é a quantidade de luz que ela emite e também os watts, que indica o consumo de energia elétrica. Ou seja, quanto mais lumens, mais luz e quanto mais watts, maior o consumo de energia. As lâmpadas de LED possuem mais lúmens e menos watts que as convencionais. O que significa que são mais eficientes, já que iluminam mais e gastam menos.

4 – Lâmpadas de LED não possuem boa iluminação?

MITO! Esse mito existe devido às pequenas luminárias e lanternas que eram vendidas antigamente em comércio de rua. Muitas pessoas ainda se confundem ao constatar a quantidade de watts existente nas lâmpadas de LED. Acreditam que essa quantidade é que definirá o fluxo luminoso, sendo que na verdade irá medir a quantidade de energia que será consumida. O consumo das lâmpadas de LED é bem reduzido, no entanto a quantidade de luz medida por lúmens é de acordo com o modelo que você escolher. Resumindo tudo isso, as lâmpadas de LED possuem o mesmo poder de iluminação das outras lâmpadas, no entanto consome a metade da energia.

mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

5 – Pode descartar lâmpadas de LED em lixo comum?

VERDADE! As lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente, pois não contém nenhum metal pesado em sua composição. Diferentes das fluorescentes que contém mercúrio e não podem ser descartadas em lixo comum.

98% do material que compõe a lâmpada de LED são recicláveis, no entanto ainda não existem muitos lugares específicos para isso. Dessa maneira procure saber se na sua cidade existe algum lugar que aceite esse tipo de descarte, eles saberão que destino dar.

6 – A luz das lâmpadas de LED podem prejudicar a visão?

MITO! Ela só prejudica a visão se for usada de maneira incorreta. Segundo especialista, para que as lâmpadas de LED prejudique a visão, os olhos devem estar diretamente expostos a uma luz de cerca de 100w, durante 12 horas a uma distância de 10 cm. Mas isso ocorre com qualquer tipo de luz, por isso há um incomodo ao olhar fixamente para a luz, inclusive o sol.

7 – As lâmpadas de LED possuem um alto custo?

E o último dos 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED envolve uma questão delicada. E, talvez esse seja a parte mais questionada em relação as lâmpadas de LED: o seu alto custo. As lâmpadas de LED são um pouco mais caras do que as convencionais. Porém o valor não deve ser levado em conta, pois se colocar na ponta do lápis, as lâmpadas de LED tem um diferencial competitivo inquestionável. Elas não precisam de manutenção, possuem longa vida útil e economizam cerca de 80% de energia. Ao final do mês você verá uma economia considerável se comparada às demais lâmpadas. Portanto vale a pena o investimento.

mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

Mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED

Agora que você já sabe os 7 mitos e verdades sobre as lâmpadas de LED, já está pronto para trocar as lâmpadas de sua casa? Mas, antes de comprar as suas lâmpadas de LED vá a uma loja que realmente entenda do assunto e que poderá te auxiliar nisso. A Loja SB Materiais Elétricos em Botucatu possui mais de 6 anos de experiência no ramo. Além da excelência, também comercializa materiais elétricos de baixa e média tensão, com tecnologias inovadoras em LED e cabos elétricos. Vem conhecer!

sb
sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *