Fios e cabos elétricos: Saiba como fazer a escolha correta

Fios e cabos elétricos: Saiba como fazer a escolha correta

Fio fase, neutro e terra: você sabe qual é a diferença entre eles?
13 de dezembro de 2017
Tipo de chuveiro: Conheça os modelos e saiba como funcionam
5 de janeiro de 2018
Show all

Fios e cabos elétricos: Saiba como fazer a escolha correta

No momento em que for escolher os materiais elétricos para reformas e obras, tanto para casa ou para um estabelecimento comercial, é necessário cautela. Afinal, você não é especialista nisso, não é mesmo? Mas afinal, como escolher os fios e cabos elétricos corretos dependendo da necessidade? Veja aqui algumas dicas de fios e cabos elétricos que vão te ajudar a fazer a escolha correta:

Fios e cabos elétricos saiba como fazer a escolha correta

Fiação correta

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a espessura correta mínima do fio para instalação interna é de 1,5mm² para iluminação e 2,5mm² para tomadas em geral. No entanto, apenas pessoas qualificadas e especializadas poderão verificar se a espessura está de acordo com o exigido.

É necessário que ela seja respeitada quando for feito a instalação, porque assim irá suportar a corrente consumida por todos os aparelhos. Caso contrário, há grandes chances de acontecer um curto circuito e causar até incêndios.

Fio Sólido

Esse modelo de fio é de cobre e PVC 750V. Os materiais que o compõem isolam a tensão elétrica fazendo com que o cabo não transfira eletricidade para outros materiais. O fio sólido é mais usado em tomadas, quadros elétricos, chuveiros e lugares em que não é preciso flexibilidade no fio. Ele não pode ser dobrado, pois se romper pode causar uma interrupção na corrente elétrica.

Fios e cabos elétricos: conheça os tipos de cabos

Fios e cabos elétricos saiba como fazer a escolha correta

Há vários modelos de cabos, cada um com suas características e funções:

Cabo rígido e flexível

Esse modelo de cabo também é feito com fios de cobre e isolado com PVC. Eles são os mais utilizados em instalações internas e fixas de luz, tanto em residências ou ambientes comerciais e industriais. Os cabos rígidos e flexíveis possuem a mesma capacidade de condução de energia que o fio sólido, porém o que diferencia é a sua flexibilidade. Os mais comuns em relação à espessura são os de 750V até os de 1000V. Entenda melhor e compare: quanto maior for à espessura de PVC, maior será sua capacidade de isolamento de tensão elétrica.

Cabos PP

Eles são cabos muito flexíveis e mais utilizados em aspirador, eletrodomésticos, máquina de solda e outros aparelhos. Também é muito utilizado no mercado automotivo. Os cabos PP são formados por condutores de fio de cobre e são denominados “PP” por conter 2 capas de PVC: uma dentro da outra. Com isso, se tornam seguros e resistentes. Esse tipo de cabo também pode ser usado como parte da decoração da sua residência por meio de luminárias pendentes.

Cabos paralelos

Esse modelo é recomendado para instalar aparelhos portáteis e pequenos e também lustres e abajures. São flexíveis como os cabos PP e possuem espessuras que variam de 2×0,5mm² a 2x4mm².

Prazo de vida de uma fiação

Com o passar do tempo, todos os componentes de uma instalação elétrica não são mais os mesmos e sofrem alguns desgastes que podem limitar sua capacidade. Por isso, é importante que você verifique sempre as instalações na sua residência. Com todo esse avanço tecnológico, novos equipamentos eletrônicos vão surgindo e assim consumindo mais energia. Quando isso ocorrer, verifique a situação da sua rede elétrica para que ela possa comportar todos os produtos.

Tanto o chuveiro, uma máquina de lavar ou qualquer outro aparelho elétrico, possuem em seus manuais indicações e especificações para os fios e cabos elétricos corretos. No entanto, para que não haja erros e prejuízos, procure um eletricista ou vá a uma loja especializada para que um profissional possa te auxiliar nesse momento.

sb
sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *