Fio fase, neutro e terra: você sabe qual é a diferença entre eles?

Fio fase, neutro e terra: você sabe qual é a diferença entre eles?

Projetos de iluminação: 5 dicas valiosas de uma iluminação perfeita
29 de novembro de 2017
Fios e cabos elétricos: Saiba como fazer a escolha correta
16 de dezembro de 2017
Show all

Fio fase, neutro e terra: você sabe qual é a diferença entre eles?

Em uma instalação elétrica residencial, existem três tipos de fios: O fio fase, neutro e terra. Mas você sabe qual a diferença entre eles e para que servem? Saber a diferença entre eles é essencial para evitar problemas, gastos futuros e manter a segurança em sua casa. Conheça cada um deles:

Fio fase, neutro e terra

Fio terra

Esse modelo de fio é condutor de Proteção (PE), que fica ligado em hastes cravadas na terra. É ele que acompanha todos os circuitos trazendo proteção para os equipamentos que estão ligados contra a sobrecarga elétrica.

O fio terra também é responsável por proteger as pessoas de possíveis choques elétricos. Ele evita que ocorra arcos elétricos (faíscas) que podem causar incêndio. O fio terra é feito na cor verde com amarelo ou apenas verde e é conhecido como cabo “brasileirinho”.

Fio Neutro

É um modelo que não possui tensão e nenhum tipo de carga, portanto, não é um fio eletrizado. Você o encontra na cor azul claro e branca.

Fio Fase

O fio fase é um fio condutor, diferente do neutro, ele possui tensão de 127V ou 220V ou DDP (diferença de potencial). Na linguagem mais comum, ele é um fio condutor de “carga” e você o encontra normalmente na cor preta, marrom ou vermelha.

Cuidados a serem tomados com o fio fase, neutro e terra

É necessário cuidados em questão de segurança. Muita gente acha que é bem simples, mas usar o fio errado, além de ser irregular, pode causar sérios danos. O mais comum é trocar o fio terra pelo fio neutro.

Fio fase, neutro e terra

O neutro é fornecido ela companhia elétrica e não necessariamente está conectado no sistema de aterramento da sua casa. Se fizer essa troca, a sua rede elétrica está mais propensa a ter acidentes, choque e até causar danos em eletrônicos e eletrodomésticos. Portanto, cada fio possui a sua função que deve ser respeitada.

Mudança das tomadas brasileiras

Existe grande dificuldade com relação ao novo padrão de tomadas brasileiras, já que são modelos apenas utilizados no Brasil. Por isso, existe a necessidade do uso de adaptadores e isso faz com que o usuário que não queira fazer uma reforma na instalação elétrica, acabe fazendo gambiarras utilizando demasiadamente os adaptadores.

Alguns modelos de adaptadores são feitos para ligar vários aparelhos em uma única tomada. Mas isso pode prejudicar tanto toda a fiação da casa como a própria pessoa que estiver utilizando. Quanto mais aparelhos ligados a uma única tomada, maior o risco de choques e curto circuito.

Agora que você já possui um pouco mais de conhecimento sobre as diferenças entre o fio fase, neutro e terra, poderá tomar mais cuidado em relação a sua rede elétrica. Saiba que contratar um profissional confiável e responsável evita com que ocorram erros e que exponha sua família a algum acidente. Além disso, evita prejuízos posteriores, fazendo com que todos os seus aparelhos funcionem corretamente sem correr o risco de queimarem ou estragarem.

Adquira seus materiais elétricos em uma loja especializada. Procure por produtos de qualidade e que possuam visto para ser comercializados, afinal é a eletricidade — a segurança — da sua residência que está em jogo.

sb
sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *