Fiação elétrica: Como escolher os cabos e fios sem medo

Fiação elétrica: Como escolher os cabos e fios sem medo

Tipo de chuveiro: Conheça os modelos e saiba como funcionam
5 de janeiro de 2018
Conhece os tipos de lâmpadas de LED? Veja os modelos e saiba qual usar
16 de janeiro de 2018
Show all

Fiação elétrica: Como escolher os cabos e fios sem medo

Quando o assunto é instalação elétrica, muitas vezes só nos lembramos do mais simples, como ascender uma lâmpada ou ligar um aparelho na tomada. No entanto, é muito mais que isso! A fiação elétrica de qualidade faz toda a diferença! Por isso, quando for construir a sua casa, reformar ou comprar uma nova, é necessário estar atento a todos os detalhes da fiação elétrica.

Fiação elétrica como escolher os cabos e fios sem medo

Todo esse cuidado evita problemas posteriores, como prejuízos, queima de eletrônicos e grandes dores de cabeça. Além, é claro, de evitar incêndios! Mas como saber qual a melhor fiação? Diante dessas e outras dúvidas trouxemos informações importantes para que você não na hora de escolher a fiação elétrica da sua casa!

Qual a diferença entre cabo e fio?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que cabo e fio não são a mesma coisa! Entenda a função de cada um deles:

Fios

O fio condutor é formado por apenas um fio, que possui uma secção constante metálica onde não há diferença sobre a capacidade de condução de corrente nas instalações residenciais. Ele é rígido, por isso é muito fácil de partir caso seja dobrado diversas vezes. Devido a essas características, os fios são apenas utilizados em ocasiões onde não é submetido a dobragens.

Cabos

Cabos condutores são formados por mais de um fio, sendo todos eles entrelaçados. Com isso se tornam flexíveis, aguentando muitas dobragens sem se quebrar. São utilizados em ligações entre duas partes de um circuito onde pode ser alterado, sendo muitas vezes dobrado. Os cabos são encontrados em todo tipo de aparelho de eletrodomésticos.

fiação elétrica

Como escolher a fiação elétrica correta

Existem alguns modelos de fiação elétrica existentes no mercado e cada um tem a sua função. Antes de escolher, você deve saber qual a sua necessidade para então escolher o correto.

Conheça os tipos de fios e cabos:

Fio sólido

Esse fio é feito PVC 750 V e cobre, material que faz com que haja isolamento da tensão elétrica, com isso evita que a eletricidade passe para outros materiais. Normalmente é utilizado em tomadas, chuveiros, em instalações residenciais e industriais simples e também em quadros elétricos. Ele é pouco flexível, por isso jamais deve ser dobrado.

Cabos PP

Muito utilizado em ligações de eletrodomésticos e também no setor automotivo. Possuem grande flexibilidade e são formados por condutores de fios de cobre. Seu nome, cabos PP, é devido possuir 2 capas de PVC, sendo uma por dentro da outra. Além de serem bem resistentes também são muitos seguros.

Cabo rígido e cabo flexível

Esses modelos são produzidos também por cobre e protegidos com PVC. São os cabos mais usados em diferentes tipos de instalações elétricas. Sendo instalações internas, industriais, residenciais e outras. Possuem a capacidade de conduzir energia e são flexíveis. As espessuras mais comuns de cabos como esse é de até 750V e até 1000V. Para que você entenda melhor: quanto maior for à espessura, maior é o isolamento da tensão elétrica.

Cabos Paralelos

São mais recomendados para a instalação de aparelhos pequenos, como lustres e abajures. Assim como os outros, ele também é feito com fios de cobre e são muito flexíveis. A espessura desse modelo pode variar de 2×0,5mm² a 2x4mm².

É complicado entender de primeira para que serve cada cabo e qual sua função. Por isso é importante entender o projeto da sua residência, loja ou prédio para que você conheça qual a sua necessidade. Nunca mexa sozinho com a fiação elétrica, procure sempre um eletricista e use produtos de qualidade.

sb
sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *