Como trocar chuveiro: Passo a Passo para você não errar!

Como trocar chuveiro: passo a passo para você não errar!

Painel linear de LED: Você sabe o que é e por que usá-los?
9 de outubro de 2017
Por que investir em iluminação externa em sua casa? Veja 4 motivos
25 de outubro de 2017
Show all

Como trocar chuveiro: passo a passo para você não errar!

Não existe coisa melhor do que chegar após um dia longo de trabalho e tomar um banho quente. Mas não existe coisa pior do que você ser surpreendido com uma água extremamente fria e perceber que o seu chuveiro queimou. E aí você se pergunta: como trocar chuveiro?

Como trocar chuveiro

Para resolver esse problema, não será necessário esperar um técnico, já que é algo simples e que pode ser resolvido por você mesmo. Portanto montamos um guia simples para você aprender a resolver esse problema. Confira!

Trocar apenas a resistência do chuveiro

Para fazer esse procedimento você irá precisa de uma escovinha para limpeza, uma resistência nova e uma chave de fenda. O primeiro passo é desligar o disjuntor ou a chave geral para que você não leve choque.

Após isso, tire o espalhador de ducha, ou seja, a parte semelhante a uma peneira pela qual sai à água. Retire a resistência queimada e coloque a nova. Preste bem atenção dos detalhes para que ela se encaixe corretamente. Em seguida limpe o espalhador com a escovinha e coloque novamente.

Passo a passo de como trocar chuveiro

A primeira coisa que você deve saber para aprender como trocar chuveiro, é desligar o disjuntor do seu banheiro e também a água. Isso para que você não corra o perigo de tomar choque. Em seguida utilizando uma chave de fenda (ou outra que encaixe melhor, de acordo como modelo do seu chuveiro), desconecte os fios que ligam a rede elétrica ao chuveiro. São 3 no total, dois deles para a rede elétrica e o outro, normalmente verde, é um fio terra.

Como trocar chuveiro

Após isso, retire o chuveiro do cano com delicadeza para que nada se danifique. Pegue uma fita veda-rosca e dê no mínimo 9 voltas nas duas extremidades do cano e coloque o chuveiro novo.

Com a chave de fenda você irá parafusar os novos fios, apertando para que eles não corram o risco de derreter. Com a fita isolante irá vedar as conexões e para finalizar conecte o chuveirinho. Pronto, agora teste e veja se está tudo certo.

Diferentes modelos de chuveiros

Chuveiro híbrido

Esse modelo possui um grande benefício: a economia de energia e de água, que chega a uma redução de 40%. Ele é aquecido como o chuveiro convencional por meio da resistência elétrica. Porém, quando a água chega em sua temperatura adequada a resistência é desligada e o aquecimento passa a ser por meio de gás ou aquecedor solar.

Chuveiro eletrônico

Esse modelo traz comodidade e conforto. Ele permite a regulagem gradual da temperatura se adequando ao clima ideal.

Chuveiro Comum

São aqueles fáceis de instalar e que a maioria das residências possuem. São fixados por meio de um cano ou diretamente na parede.

Chuveiro pressurizado

Esses modelos aumentam a pressão da água, portanto imóveis que tenham metro de coluna de água e as casas térreas normalmente possuem esse chuveiro.

É importante que antes de qualquer coisa você deve se atentar a todas as dicas de segurança, para assim evitar acidentes com a rede elétrica. Compre em lojas especializadas e tire todas as suas dúvidas com o vendedor, dessa forma você evitará dores de cabeça e problemas posteriores.

sb
sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *